Os 5 melhores melhores países do mundo para criar os filhos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Qual é o melhor país do mundo para criar meu filho? Essa é uma pergunta que pode se passar na cabeça dos responsáveis, principalmente daqueles que pensam em mudar para outra nação. 


| + Veja como conseguir bolsas de estudos nas escolas brasileiras


São inúmeros os fatores que deve-se levar em consideração para fazer essa mudança. A segurança, educação, saúde e economia do país são apenas alguns dos itens que devem ser observados. 


Nesse sentido, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), produz boletins sobre o bem-estar infantil com base nesses fatores para definir quais são os melhores locais para criar uma criança feliz. 


Assim, foi feito o ranking dos 5 melhores países do mundo para criar os filhos. Ele leva em consideração a saúde e a felicidade das crianças locais, a qualidade da educação, as políticas de licença-maternidade e licença-paternidade e até mesmo quais têm mais áreas verdes e playgrounds para o lazer das crianças. Confira a seguir quais são eles:

1 - Japão

Já pensou ver seu filho, a partir dos 6 anos, voltando sozinho da escola? Pois é, nas cidades do Japão, até mesmo em Tóquio, é comum essa prática. Ou seja, a segurança do país é uma das melhores. 


Além disso, segundo a pesquisa, o Japão é o primeiro colocado quando o assunto é “saúde física” das crianças. Essa análise foi feita no ano de 2020 e leva em consideração a mortalidade infantil e a obesidade. 


Em 2022, quando o Unicef analisou o “mundo ao redor da criança", que leva em conta aspectos como a quantidade de espaço verde em áreas urbanas e segurança no trânsito, o país fica em 2º lugar. 


Quanto à educação, o Japão ocupa o 12º lugar entre 76 países e regiões, possuindo um dos melhores sistemas educacionais do mundo. 

2 - Estônia

Apesar da Estônia não estar no topo de muitos rankings do Unicef, ela possui diversos aspectos de vida importantes para as crianças. Um exemplo disso é que o país tem as melhores classificações em matemática, ciências e alfabetização. 


Além disso, quando o assunto é desenvolver habilidades socioemocionais, incluindo cooperar com outras crianças, identificar emoções e flexibilidade mental, memória de trabalho e inibição, as crianças do país estão em altas posições. 


No que tange à educação, elas são incentivadas desde cedo a estudar robótica e assuntos correlatos. Já em relação à saúde, a Estônia possui os menores índices de poluição do ar e sonora, sem contar no baixo índice de pesticidas.  

3 - Espanha

A Espanha ocupa o primeiro lugar no relatório de 2022 que analisa o “mundo ao redor da criança". Além disso, ela ocupa o terceiro lugar do ranking em bem-estar mental infantil e o quarto em habilidades acadêmicas e sociais básicas.


No que diz respeito à licença parental, tanto as mães quanto os pais recebem 16 semanas, com 100% de remuneração. Após esse período, se for interesse das mães, elas podem reduzir suas horas de trabalho ou tirar licença não remunerada por três anos. 


Leia também: + Como escolher uma escola de Educação Infantil  

+ Como escolher uma escola de Ensino Fundamental para a sua criança
+ Saiba como escolher uma escola de Ensino Médio para o seu filho  

4 - Finlândia 

A Finlândia é um dos países com menor mortalidade infantil do mundo. Além disso, ela possui bons índices de alfabetização e o desenvolvimento de habilidades matemáticas das crianças.


O país está em primeiro lugar no quesito “mundo da criança”, o qual analisa como o meio ambiente afeta diretamente os pequenos. Já em relação ao “mundo ao redor da criança”, ela está empatada com o Japão. 

5 - Holanda 

Em termos de saúde mental e infantil, a Holanda apresenta muito destaque nos rankings do Unicef, ocupando o primeiro lugar. Além disso, nove em cada dez adolescentes de 15 anos dizem ter grande satisfação com a vida e oito em cada dez dizem que fazem amigos facilmente. 


Esse alto índice de satisfação está ligado com fatores culturais e estruturais do país. Exemplo disso é a política de licença familiar que libera 16 semanas totalmente remuneradas e obrigatórias para a mãe e seis semanas para os pais.

Se você não pretende mudar de país e está buscando uma escola de qualidade por um preço que possa pagar, acesse o site do Melhor Escola, o maior buscador de escolas do Brasil e que oferece bolsas de estudos de até 80% de desconto. Clique aqui e confira!